quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Apresentação do CAJU

Este é um blog de duas pessoas apaixonadas por idéias.

Estamos plenamente cientes dos riscos que corremos ao apresentarmos nosso coletivo desta forma. Num mundo em que a Razão tornou-se uma religião cuja igreja é a ciência – dos laboratórios, das academias e dos jornais – declarar-se apaixonado é semelhante a declarar-se louco. Contudo, se estamos aqui para combater os alicerces dessa cultura autofágica, despir-se da retórica por aí clamada como razão é um bom começo. Que assim seja: este é um blog de pessoas loucas.

Ainda assim, estamos aqui para sustentar a idéia de que tal loucura gera trabalho: é esse ímpeto, essa chama que queima dentro de nós um pouco acima do estômago, que não nos deixa parar. Num mundo de letargia ideológica, é a paixão quem infla ou queima bandeiras. É a paixão quem transforma nossas idéias, muitas vezes parcas e sempre imperfeitas, em ações concretas – muitas vezes parcas e imperfeitas, mas ainda assim, ações.

Este é um blog gerido por duas fêmeas que vão, pouco a pouco, deixando de ser mulheres. Entendemos mulher, aqui, não como o corpo com útero, não como a silhueta com seios e bunda, mas uma série de atributos culturais que resultam, em última instância, em exploração. Ainda assim, somos duas fêmeas que pilotam o fogão e realizam malabarismos alquímicos para atingir uma cozinha ética. Este blog também se destina a outr@s pilot@s de fogão.

Este é um blog sobre idéias, e idéias vêm de pessoas. Vamos abolir daqui, de uma vez por todas, essa tara iluminista por produzir um conhecimento que emane de si mesmo, como um Deus. Nossas idéias vêm, como todas as outras no universo, de nós, de nossas vidas, a um ponto em que já não tentaremos mais – porque, fatalmente, um dia já tentamos – desvencilhar nossas vidas políticas de nossas vidas amorosas ou pessoais. Este é um blog sobre a Vida.

Algumas das histórias que aconteceram com a gente, diremos que aconteceram com outras pessoas. Medidas de segurança, esperamos a compreensão de vocês. Também estamos cientes do surrealismo que envolve e envolverá sempre o conteúdo deste blog, e pedimos encarecidamente para que compreendam o seguinte: uma vez lançada a proposta de se viver livremente, os limites do possível expandem-se ao infinito. Tomamos o cuidado de pedir a sua compreensão, mas não a sua crença; este blog também é uma performance.

Verdade ou mentira, as obras mais inspiradoras da humanidade são ficções e, ainda assim, seu poder de mudar pessoas é incontestável. Encare-nos como personagens, se assim for mais palatável. Mas encare-nos como personagem especialmente quando alguma das nossas propostas parecer terrivelmente tentadora.

Por fim, este blog é um pedido. Não é uma bolha de conhecimento túrgida de arrogância. Não somos uma dupla de pedantes. Este blog é sobre e para você que compactua com nosso plano mirabolante de mudar o mundo. Quem dorme na cama dos nossos ideais é nosso amante político.

E assim terminamos com a convocação: junte-se a nós em nossa orgia ideológica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário