quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mulheres da minha infância e reflexões para contos futuros

Muitas mulheres povoaram meu imaginário durante minha infância e adolescência. Eu acho que sempre tive um olho meio atento para essas questões relativas às questões de gênero. Claro que isso foi crescendo e amadurecendo junto comigo. No começo as coisas são todas muito sutis e ingênuas. Mas já se manifestam, basta olhar com atenção para aquele pontinho para onde o olho insiste em se desviar.

Eu cresci rodeadas pelos filmes mágicos da Walt Disney. Minha princesa preferida era a Bela que, apesar do nome, não era a mais bonita das princesas, mas sem dúvidas a mais estudiosa. Ela começa o filme cantando sobre sua paixão pelos livros, desdenha o bom partido da cidade. Ela consegue enxergar além das aparências, ver muito além da Fera. Minha cena preferida sempre foi a que ele dá a ela a biblioteca de presente.

A princesa mais linda, aos meus olhos, sempre foi a Jasmine. Ela está chegando a idade limite para uma princesa se casar, mas se recusa a aceitar um casamento arranjado. Ela quer casar por amor! Liberta os pássaros de sua gaiola dourada e os vê, com um sorriso nos lábios, voar em direção ao sol. Depois pula os muros do castelo e vai em busca de uma vida somente sua, onde possa errar e acertar livremente. E no final beija o vilão, sem medo, para salvar seu amor.

Como não lembrar da princesa índia, Pocahontas? A filha do cacique também não deseja um casamento arranjado, mesmo que seja com aquele considerado o melhor partido. É um espírito livre, que deseja simplesmente criar asas e voar. Ela se comunica facilmente com os seres da floresta, de uma forma única e especial, os compreende e carrega todos eles consigo. Quem não se lembra da belíssima canção “Cores do Vento”? Uma música que ainda hoje me faz sorrir!

Também lembro com carinho da Meg, essa que rejeitava a paixão em detrimento da razão. Ela que já havia entregue seu coração uma vez e perdido tudo. Mas ainda assim foi capaz de tirar um Deus do Olimpo e fazê-lo levar vida de mortal.

Mas inesquecível mesmo, foi Mulan. Essa não é tecnicamente uma princesa, nem será, pois seu pretendente não é um príncipe. Ela foi a heroína mais inspiradora, a mais inteligente de todas. Quando o filme foi lançado eu tinha 12 anos, fui vê-la no cinema. Algumas semanas depois cortei meu cabelo como o dela. Foi um dos maiores frissons da minha vida vê-la provocar a avalanche e derrotar os unos.

Além das personagens da Disney, houveram outras mulheres que também povoaram meu imaginário infantil.

Na pré-adolescência foram as Spice Girls. Eu almejava gritar “Girl Power” ao lado delas. Uma ingenuidade boba e infantil, mas sincera de sentimento.

Das páginas dos livros também surgiu a Hermione. Uma menina que lutava contra o duplo preconceito, primeiro por ser mulher e depois por ser mestiça. Mas ela supera todos, sempre brilhante! Eu sempre achei que ela fosse o par mais adequado para o Harry, e fiquei bastante decepcionada quando ela termina a saga casada com o Rony parindo montes de filhos dele.

Depois também vieram alguns filmes. Não é muito comum que o cinema se lembre delas, mas ocasionalmente acaba acontecendo. Quantos filmes você consegue listar que foram baseados na vida de grande mulheres do passado? E quantos na vida de homens, grandes ou pequenos?

Mas ainda assim tiveram alguns filmes que me marcaram: Joana D´Arc, Até o limite da honra, Erin Brockovich...

No entanto, nas últimas horas que passei aqui analisando e repensando as heroínas que marcaram o início dessa minha jornada me ocorreu uma coisa: TODAS elas tinham um homem em suas vidas! Mesmo a virgem Joana D´Arc tinha Jesus a acompanhá-la. Nunca ninguém criou uma heroína lésbica ou simplesmente solteirona? Nunca ninguém contou a história de uma grande mulher lésbica ou solteirona?

A Bela não poderia ter aberto sua própria livraria? Poderia ser feliz para sempre com seus livros. A Jasmine não poderia aprender a governar e ser sultã? A Pocahontas não fica com o John no final, ok, é preciso admitir... Ela poderia ter ido para Inglaterra casar com ele e escolheu permanecer na América, mas ainda assim ela o amava e ficou com pesar. A Meg torna-se Sra. Deus Grego, literalmente. A Mulan não poderia ter escolhido aceitar o cargo de conselheira real? Trabalhar ao lado do imperador... E sabe, agora que penso bem, nem acho que a Hermione deveria ter ficado com o Harry. Na real acho que ela tinha era que ter ficado com a Gina, isso sim teria sido perfeito!!!

Mesmo os filmes que já vi que tratavam exclusivamente da questão homossexual, aqueles que fizeram barulho e levantaram as bandeiras do arco-íris, quantos e quais eram lésbicos? Milk, Brokeback Mountain, Do começo ao fim, Delicada Atração, Shelter, A lei do desejo, O talentoso Ripley, Billy Eliot (apesar de não ser explicitamente homossexual, apresenta a temática), Madame Satã... A lista continua...

Onde elas estão?

2 comentários:

  1. ah...acho que comentei erradamente no facebook, mas vai lá. Heroínas: A Mulher Maravilha, Shena. Filmes, só os que me lembro no momento: O Casamento de Muriel, Tomates Verdes Fritos. E para complementar o primeiro beijo homossexual na TV brasileira, foi um beijo lésbico.
    Me parece, que historicamente as mulheres são as grandes transgressoras e transformadoras do "status quo" Viva! Pois assim há uma esperança de melhoras.

    ResponderExcluir